domingo, 31 de julho de 2016

CONTROLE DE OPINIÃO - UM BOM EXEMPLO

Nesta semana, Olavo comentou o seguinte em seu perfil no Fb:

"Se alguém ainda tem a cara de pau de duvidar de que a hegemonia comunista controla a educação e a mídia no Brasil, pode ser desmascarado no ato mediante esta simples pergunta: Como foi que vocês conseguiram (a) impingir a todo o país a lenda de que o golpe de 1964 foi tramado pela CIA, sem jamais ter podido citar o nome de UM ÚNICO agente da CIA lotado no Brasil na época, e (b) esconder durante meio século a presença maciça de agentes da KGB no governo Goulart, com tantos nomes registrados em documentos oficiais do mundo comunista?
Se isso não é CONTROLE TOTAL DA OPINIÃO CIRCULANTE, me expliquem o que é.
http://stb.cepol24.pl/novamente-sobre-acoes-da-kgb-no-brasil
"

Entrando no link acima, lemos:
"Ações da KGB no Brasil, ou seja, algo que, segundo a opinião dos editores brasileiros da Wikipédia, nunca existiu.
 
Pouco tempo atrás (outono no Brasil e primavera na Europa, em 2016), os editores brasileiros da Wikipédia retiraram das páginas desta respeitável enciclopédia virtual, o artigo chamado: “Ações da KGB no Brasil,” que descrevia o interesse operacional do serviço de inteligência soviético no Brasil, argumentando que nada disso existiu; que não existe nenhuma prova de fontes confiáveis, que o texto propaga uma teoria da conspiração e que não está de acordo com os “princípios seguidos por esta enciclopédia” e, por isso, não tem o direito de existir nas suas páginas. Eu já reagi no Facebook em tcheco, polonês e português, contra esta incrível demonstração de burrice e total ignorância, chamando a atenção dos editores brasileiros da Wikipédia, para que fizessem um mínimo de esforço intelectual e consultassem pelo menos a Internet russa, para que se convençam de que não há dúvidas sobre a atuação do serviço secreto de inteligência soviético, a KGB, na América Latina e no Brasil e, de que ninguém esconde este fato; os russos inclusive gostam de se gabar por isso. Talvez eu esteja enganado, mas provavelmente até agora nenhum dos censores da Wikipédia brasileira fez essa consulta, caso contrário, teriam simplesmente recolocado o artigo eliminado. (...)"

***

Ok, esse poderia ser um grande exemplo de argumentum ad ignorantiam por parte dos editores da Wikipedia, mas se isso para eles é um argumento válido, deveriam retirar também a página da Wikipedia que fala das ações da CIA no Brasil (esta: https://pt.wikipedia.org/wiki/Atividades_da_CIA_no_Brasil).
Será que as provas de uma suposta atividade daquele serviço americano em nosso país são mais contundentes que as provas da atuação da KGB ou StB por estas terras? Segundo Olavo, os inventores dessa lenda não conseguem citar um só agente da CIA que tenha sido lotado por estas bandas. Então como que uma história assim, sem base nenhuma, pegou tão facilmente e não foi censurada pelos editores da Wikipedia, enquando a que fala da KGB, com provas contundentes, foi retirada do ar? Podemos pensar que é porque eles fazem de propósito, numa espécie de conluio com o movimento comunista (isso me fez lembrar o Jean Wyllys falando sobre sua parceria com o FB, que lhe permitiu desbloquear seu perfil em 3 horas). É uma hipótese. Uma outra explicação (mais plausível, talvez) é que os editores da Wikipedia não estranham a idéia de a CIA ter tido atividades no Brasil pois é uma lenda que circula há tempos, há muito contada inclusive nos meios universitários. O nome disso é desinformação. Se os editores da Wikipedia não foram comprados ou se não estão agindo por motivos ideológicos, então acreditam nesse "boato" sobre a CIA em decorrência do processo goebbeliano do "repetir 1000x até ser percebido como verdade", por isso não retiraram o artigo. Imagino Goebbels dando pulinhos no túmulo - ainda que a técnica não tenha sido inventada por ele, é em seu nome que ela se consagra como um exemplo de case de sucesso.

É impressionante como existem absurdos que passam incólumes por este país. Pouquíssimos ficam sabendo.  


***

Obs.: O artigo da Wikipedia diz:

"(...) os Estados Unidos começaram expandir um influxo de agentes da CIA e ajuda a funcionários de instâncias no Brasil. Conselheiros de Ajuda de Segurança Pública como Dan Mitrione eram responsáveis por "melhorar" as forças policiais brasileiras. Engle enviou o oficial da CIA, Lauren J. (Jack) Goin, para o Brasil sob a cobertura de "consultor em investigações científica"."

O artigo fala em influxo de agentes, mas tiraram a informação de onde? O único agente que mencionam é Lauren J. Goin, que teria sido enviado como consultor em investigações científicas. Mas ele ficou quanto tempo no Brasil, o que fez, qual teria sido sua atuação? Tudo se apresenta como suposição e já concluem que houve uma operação da CIA no Brasil que auxiliou na derrubada de João Goulart. Isso é que é conspiracionismo. E a Wikipedia ainda diz que o artigo da StB se baseia em teorias da conspiração e por isso o excluíram.

Em um artigo (http://super.abril.com.br/historia/os-eua-derrubaram-o-presidente-do-brasil ), a revista esquerdista Superinteressante  diz que Kennedy revelou a intenção de atuar no Brasil em apoio à derrubada do Presidente brasileiro como se essa simples declaração fosse uma prova de que os EUA participaram intensamente no processo de intervenção militar de 64. Há uma forçação clara para oferecer essa versão como verdade mas eles nunca conseguem evidências grandes o bastante.


Desses exemplos podemos perceber que é tudo sempre invertido: aqueles que fazem sempre acusam o outro de fazer. Dizem que é de Lenin a famosa máxima "acuse-os do que você faz, xingue-os do que você é" mas ainda que não seja dele... isso sempre se confirma. Sempre acontece, é do comunismo. Já vi inúmeros exemplos e esse é só mais um. George Orwell não colocou em seu livro "1984" um Ministério da Verdade encarregado de difundir mentiras, nem um Ministério do Amor encarregado de difundir o ódio à toa. A contradição e a inversão são ferramentas dessa estratégia ideológica. Quem aprender a abrir os olhos poderá começar a perceber. 

***

Comunismo e mentira
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

CONTROLE DE OPINIÃO - UM BOM EXEMPLO